SERVIÇOS

Mercado Livre

 

Foco

A Dupla Consultoria prioriza o atendimento com excelência à clientes de grande, médio e pequeno porte que necessitam de assessoria na gestão e controle dos custos finais com Energia Elétrica, através da migração para o Mercado Livre de Energia. 

Inteligência de Mercado

Através de uma parceria comprometida com resultados, a Dupla Consultoria atua com experiência e agilidade no mercado. Trabalhando lado a lado com o cliente na definição de estratégias e planos de utilização da energia de acordo com suas características e necessidades.

Redução Custo Energia Elétrica

Este é o objetivo principal:
“Oferecer aos nossos clientes e parceiros opções de redução do custo final nas contas de energia elétrica”

Formas de Redução

A legislação atualmente permite que unidades consumidoras que possuam demanda contratada igual ou superior a 500 KW possam adquirir energia elétrica do ACL - Ambiente de Contratação Livre. Entretanto, a migração para este ambiente necessita de relacionamento com várias instituições para estabelecimento de cadastros, contratos necessários e estudo de viabilidade financeira.

A Dupla Consultoria efetua esse trabalho, dando total assessoria durante todas etapas do processo.

O Mercado Livre de Energia

Mercado Livre de Energia Elétrica - é o direito constituído por lei a consumidores com demanda contratada igual ou superior a 500KW, em uma única unidade ou a soma de unidades com o mesmo CNPJ, tem em negociar livremente a compra do insumo “ENERGIA ELÉTRICA” de outras fontes fornecedoras, conseguindo assim reduções de custos consideráveis.

É importante que a empresa consumidora de energia tenha uma consultoria especializada voltada ao mercado livre de energia, para gestão de contratos, comercialização e contabilização dos montantes de energia que serão contratados, garantindo desta forma os resultados pretendidos.

O mercado livre de energia se consolida como uma forma potencial de economia, meio seguro e confiável de adquirir energia elétrica por um valor negociável que atrai principalmente, médios e grandes consumidores. 

A diferença de ter a opção para gerir sua fatura de energia elétrica

Etapas do processo de migração

Identificação

  • Identifica a nova fonte fornecedora: Fazer o contato com o novo fornecedor de energia elétrica para estabelecimento de preços, prazos, condições gerais e fechamentos dos contratos necessários;
  • Identifica a melhor fonte de energia: O Mercado oferta diferentes tipos de energia, cada uma com sua característica própria de incentivo, neste momento a escolha correta do tipo de  energia a ser contratada pode proporcionar um melhor resultado com maior economia para o cliente.

Relacionamento

  • Com as concessionárias: Estabelecimento dos prazos para saída do ACR -  Ambiente de Contratação Regulada ou Mercado Cativo e elaboração dos contratos de uso e conexão do sistema;
  • Com a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica: Montagem, execução e monitoramento do processo de adesão do candidato a agente. Gerenciamento e manutenção do cadastro dos clientes e das novas fontes fornecedoras de energia elétrica; 

Implantação

  • Implantação e adequação do SMF (Sistema de Medição para Faturamento): Para a aquisição de energia elétrica no ACL - Ambiente de Contratação Livre ou Mercado Livre, é necessário a adequação do ponto de medição da unidade consumidora. Para este ítem, será elaborado projeto e executada uma obra de adequação do sistema. 

Gestão

  • Energia de curto prazo: A Dupla Consultoria fará o acompanhamento do consumo diário do cliente, a fim de antecipar a necessidade de energia de curto prazo. Havendo tal necessidade, buscamos no mercado o melhor preço e condição para a energia adicional. Para o caso de sobra de energia, ela poderá ser negociada também no próprio Mercado Livre, para outros consumidores ou liquidada pela própria CCEE, a Dupla Consultoria analisa e indica a melhor alternativa a ser seguida no momento de sua ocorrência;
  • Registro de Contratos: A Dupla Consultoria gerencia a criação e manutenção dos contratos de energia no sistema da CCEE, verificando se os registros foram feitos de maneira correta e que atenda às necessidades de nossos clientes;
  • Gerenciamento de Faturas: A Dupla Consultoria faz o acompanhamento mensal do cliente, analisando as faturas e notas emitidas pela Concessionária/Distribuidora de Energia e também pela nova fornecedora de Energia no Mercado Livre. Desta forma é possível corrigir  eventuais erros de contabilização;
  • Contabilização, Liquidação Financeira e Obrigações CCEE: A Dupla Consultoria faz a análise desses valores para verificar sua conformidade, bem como seguir o cronograma de datas específico. Itens de Contabilização: Encargos setoriais, Energia de curto prazo não contratadas, Energia de reserva, Contribuição associativa; e sobras de Energia, se houver.

 

Perguntas Frequentes

  • Quem pode ser consumidor livre ou livre especial ?

No ACL – Ambiente de Contratação Livre, existem dois tipos de consumidores, enquadrados da seguinte forma:

- Consumidor Livre Especial: Possuem demanda contratada igual ou maior que 500kW e menor que 3.000 kW, independentemente do nível de tensão. Podem contratar energia proveniente apenas de usinas eólicas, solares, a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou hidráulica de empreendimentos com potência inferior ou igual a 50.000 kW, as chamadas fontes especiais de energia;

- Consumidor Livre Convencional: Possuem, no mínimo, 3.000 kW de demanda contratada e podem contratar energia proveniente de qualquer fonte de geração. A única restrição é que, além do nível de demanda contratada, as empresas que se conectaram ao sistema elétrico antes de 7 de julho de 1995 têm de receber a energia em tensão superior a 69 KV.

  • Qual a vantagem de comprar energia no ACL - Ambiente de Contratação Livre ou Mercado Livre ?

No ACR – Ambiente de Contratação Regulada ou Mercado Cativo, o consumidor está restrito às tarifas de energia praticadas pela concessionária/distribuidora local, as quais são ditadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ou seja, não há previsibilidade do percentual de reajustes, poder de escolha do fornecedor, nem a possibilidade negociação de preços e condições de fornecimento.

Entretanto, no ACL – Ambiente de Contratação Livre ou Mercado Livre, as condições de contratação, assim como: escolha de fornecedor, preço da energia, quantidade contratada e percentual de reajuste podem ser bilateralmente acordadas entre as partes. Ou seja, o consumidor tem maior flexibilidade, tornando-o mais competitivo e trazendo redução de seus custos finais com Energia Elétrica.  

  • Há risco de abastecimento no ACL - Ambiente de Contratação Livre ou Mercado Livre ??

Os riscos de abastecimento são os mesmos para o ACL - Ambiente de Contratação Livre ou Mercado Livre e para o ACR – Ambiente de Contratação Regulada ou Mercado Cativo, pois as diferenças ocorrem no âmbito contratual, não havendo diferença física entre os dois ambientes. Pois ao migrar para o mercado livre, apenas o CCEAR (Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado) será rescindido. O CUSD (Contrato de Utilização do Sistema de Distribuição) é mantido em seus direitos e deveres. Ou seja, a concessionária/distribuidora local segue sendo obrigada a prestar toda a entrega física da energia e a manutenção nos mesmos moldes, pois a legislação  a mantém obrigada, sem distinção entre consumidores livres ou cativos.

  • A distribuidora ou concessionária de energia não ganhará nada ?

Conforme informado no item acima, o CUSD (Contrato de Utilização do Sistema de Distribuição) é preservado em seus direitos e deveres perante a distribuidora ou concessionária local. Os valores cobrados no CUSD (Contrato de Utilização do Sistema de Distribuição) são determinados através da TUSD (Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição) ditada anualmente pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Podemos comparar essa cobrança ao aluguel de parte da rede de distribuição de energia elétrica no local onde o consumidor é atendido. O consumo de energia propriamente dito, é pago diretamente ao novo fornecedor de energia escolhido pelo consumidor.

Aqueles consumidores enquadrados como LIVRES ESPECIAIS, ou seja, que compram energia incentivada, terão direito à redução entre 50% e 100% sobre à TUSD (Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição).

  • Para quem se paga a conta ?

TUSD - Continua sendo paga através das faturas emitidas pela distribuidora ou concessionária local que atende o consumidor;

ENERGIA CONTRATADA - Pagamento direto ao novo fornecedor escolhido pelo consumidor, de forma independente e através de emissão de nota fiscal referente a energia consumida.

  • O que muda em relação à tributação ?

Os tributos são exatamente os mesmos cobrados antes da migração, sendo:

PIS e COFINS, já são embutidos no novo valor da energia que será contratada.

ICMS será calculado pela distribuidora local ou pelo novo fornecedor de energia, dependendo apenas das regras vigentes no estado onde o consumidor está localizado.


ENDEREÇO

 AV. DERMIVAL BERNARDES SIQUEIRA, 2000

SWISS PARK - CAMPINAS - SP 

  + 55 (19) 3201-3342      + 55 (19) 3201-4183

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo